O que é a Risho Kossei-Kai (RKK)?

A Risho Kossei-Kai – RKK – (em Japonês 立正佼成会) é uma entidade religiosa de budistas leigos, ou seja, de pessoas comuns, que não seguem a vida no monastério. A RKK foi fundada em 5 de março de 1938 em Tóquio, Japão, por Nikkyo Niwano (1906–1999) e Myoko Naganuma (1889–1957), juntamente com um grupo de aproximadamente trinta pessoas. Essa instituição foi criada com o objetivo de construir, por meio do ensinamento budista, um lar feliz, um convívio social harmonioso e, assim, criar uma sociedade feliz que seja capaz de proporcionar a paz mundial.
Desde a fundação da entidade, o fundador Nikkyo Niwano viajou por todo o Japão disseminando a doutrina de Shakyamuni Buda para o aprimoramento de nossa personalidade para podermos construir um lar feliz e, por consequência, um convívio social mais harmonioso, o que cria um mundo de paz. Através das ações do Mestre Fundador, os adeptos puderam constatar a verdade e, por essa razão, em seus noventa e dois anos de vida, mais de um milhão de famílias espalhados pelo mundo procuram seguir o ensinamento da RKK.

Foto: Grande Salão Sagrado – Tóquio, Japão

O Mestre Fundador Nikkyo Niwano

Nasceu em 15 de novembro de 1906 em Suganuma, província de Niigata, Japão. O propósito de o Mestre Fundador Niwano ter fundado a Risho Kossei-kai estava baseado no profundo desejo de salvar verdadeiramente as pessoas e reconstruir o mundo. O Mestre Fundador Niwano teve a certeza de que, para realizar o seu propósito, só teria como caminho a propagação do espírito verdadeiro do budismo contido no Sutra de Lótus.
O Mestre Fundador saiu de sua cidade natal para Tóquio aos dezesseis anos. Após ter acumulado experiências em várias religiões, teve o encontro com o mestre Sukenobu Arai, quando foi guiado ao ensinamento do Sutra de Lótus.
Toda a sua vida foi baseada na prática do ensinamento do Sutra de Lótus. Além de elucidar com clareza o ensinamento para que os membros pudessem encontrar a felicidade, dedicou a sua vida em movimentos sociais como “Movimento para a Criação de uma Sociedade Alegre”. O seu desejo pela paz do mundo deu início à cooperação inter-religiosa, que uniu e tem unido religiosos de várias seitas do mundo e culminou na criação da WCRP – World Conference on Religion and Peace – Conferência mundial para cooperação inter-religiosa e para a paz.
No dia 4 de outubro de 1999 o Mestre Fundador Niwano faleceu com 92 anos de idade. Seus restos e pertences estão guardados na Torre Preciosa do Único Veículo, construída dentro da área onde fica a Matriz da Risho Kossei-kai no Japão.

A Cofundadora Myoko Naganuma

Nasceu em 25 de dezembro de 1889 na província de Saitama, Japão. Seu nome de registro era Masa Naganuma. Ficava doente com frequência e, nessa época, conheceu o Sr. Nikkyo Niwano, que ia lhe entregar leite; em uma certa ocasião, ele começou a lhe dar orientações religiosas. O Sr. Nikkyo Niwano encorajou-a a ter fé nos ensinamentos do Sutra de Lótus e a praticar o Budismo Reiyukai. Ao seguir suas orientações, Myoko Naganuma obteve grande melhora na sua saúde e começou então a trabalhar com o Sr. Niwano como missionária do ensinamento budista.
O sr. Nikkyo Niwano e a sra. Myoko Naganuma fundaram a igreja Risho Kossei-kai no dia 5 de março de 1938, na residência do Sr. Niwano. A Sra. Myoko tornou-se a vice-presidente por ser muito devotada na fé do Ensinamento, pelo incansável trabalho na disseminação e, inclusive, por receber mensagens do mundo espiritual.
A Cofundadora Myoko Naganuma faleceu no dia 10 de setembro de 1957, deixando um grande legado aos membros da Risho Kossei-kai, os quais têm por ela imenso respeito. Sua foto, junto com a do Fundador Nikkyo Niwano é colocada em todos os altares das igrejas pelo mundo todo. No ano de 2000, o atual presidente da Risho Kossei-kai, Nichiko Niwano, homenageou-a oferecendo-lhe o nome póstumo “Cofundadora Myoko, Bodhisattva da Prática da Compaixão”.

O Mestre Presidente

Nichiko Niwano nasceu em 20 de março de 1938 em Tóquio, Japão, como primogênito do Mestre Fundador Nikkyo Niwano. No dia 15 de novembro de 1991, ele foi nomeado Presidente e sucessor da Lâmpada do Dharma, segunda geração da Risho Kossei-Kai.
No dia 5 de março de 1998, na comemoração do 60º aniversário de fundação, a Risho Kossei-kai implantou o seguinte slogan como objetivo geral da instituição: “Risho Kossei-kai, cultivando a alma de cada pessoa”.
O Mestre Presidente Nichiko Niwano explicou o significado do slogan da seguinte maneira: “Para cultivar a alma de cada pessoa, antes de voltarmos os olhos para o mundo fora de nós e para as situações e condições que nos cercam, voltemos inicialmente os olhos para o nosso interior. Esse é o importante significado de cultivar a alma. Observar profundamente o nosso interior – esse é o ensinamento de Shakyamuni Buda que constrói o mundo de paz e tranquilidade e que faz criar a paz de espírito nas pessoas, a qual é a base do budismo”.”

Reverenda Kosho Niwano

Nasceu em Tóquio, como primogênita do Mestre Presidente Nichiko Niwano. Formada em Direito pela Universidade Gakushuin, estudou o curso regular no Seminário Gakurin, sistema de treinamento de líderes da Risho Kossei-kai. Atualmente, enquanto trabalha na investigação do Sutra do Lótus, empenha-se às palestras em eventos principais da entidade e a atividades de cooperação inter-religiosa dentro e fora do Japão; continua sua prática como próxima Mestre Presidente designada. Casada com o Rev. Munehiro, eles têm um filho e três filhas.